A Associação Nacional de Equoterapia (ANDE–BRASIL) é uma entidade civil, filantrópica, assistencial, terapêutica, educativa, ambiental e desportiva, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, com duração indeterminada e atuação em todo território nacional, tendo foro em Brasília/DF, de utilidade pública federal e registrada no Conselho de Assistência Social — CAS/DF.
Entre as finalidades estabelecidas no seu Estatuto, destaca-se formar recursos humanos, promovendo e estimulando a realização de cursos, pesquisas, estudos e eventos que tenham a possibilidade de gerar novas técnicas e conhecimentos a fim de aperfeiçoar a prática da Equoterapia, notadamente nos campos da aplicação e da segurança.
Oferecer a Equoterapia como meio de reabilitação, de educação e de inserção social, para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência.
Temos hoje mais de 458 Centros de Equoterapia, filiados ou agregados, distribuídos em quase todos os estados brasileiros.
É o método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência. Esse método foi introduzido no Brasil pela Associação Nacional de Equoterapia.
A Equoterapia utiliza o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
Clique no botão abaixo e conheça os benefícios de se tornar patrocinador do VIII Congresso Brasileiro De Equoterapia:
Para simplificar os trabalhos organizacionais, foram instituídas as seguintes normas: